Atualização automatizada de drivers

Manter os drivers do PC atualizados pode ser uma tarefa complicada e frustrante. Complicada porque os drivers são os responsáveis de que determinados elementos do PC funcionem corretamente. E frustrante porque encontrar a versão mais adequada ao computador pode demorar bastante entre pesquisas na Internet e instalação de versões que provocam erros no sistema.

Por isso, os programas que analisam o sistema em busca de drivers desatualizados e oferecem as atualizações dos mesmos são excelentes para tornar a tarefa mais simples. Tais programas permitem manter os drivers atualizados de forma automática e segundo a ferramenta escolhida, o usuário também contará com opções extras, como a possibilidade de criar pontos de restauração do sistema ou criar um backup dos drivers instalados no PC. Se você está cansado de atualizar os drivers manualmente ou nem mesmo sabe como fazê-lo, recomendo que prove algum programa para atualizar os drivers. Para ajudar-lhe a escolher, deixo aqui uma comparação entre dois dos mais populares atualizadores: DriverMax vs. SlimDrivers.


DriverMax

DriverMax é um dos programas para atualizar drivers mais antigos do mercado. No entanto, isso não significa que seja uma ferramenta desatualizada. Innovative Solutions, a empresa que desenvolve o DriverMax, faz constantes atualizações em seu programa e melhoras no algoritmo de detecção de drivers.


SlimDrivers

Desenvolvido por Slimware Utilities, SlimDrivers é uma ferramenta de atualização de drivers baseada na nuvem, lançada em 2011. O programa é a versão gratuita da ferramenta DriverUpdate.


Comparação

Detecção de drivers desatualizados

  • DriverMax: O programa conta com uma biblioteca de mais de 200.000 drivers originais de mais de 3.500 fabricantes. Ao atualizar um driver, o usuário sempre precisa aceitar os termos e condições do fabricante de tal driver, o que garante que estes sejam drivers originais. No teste em um PC com Windows 10 de 64 bits, DiverMax encontrou 8 drivers obsoletos.

  • drivermax-vs-slimdrivers-1

  • SlimDrivers: O programa não tem uma lista pré-definida de drivers. Em vez disso, contata uma nuvem de informação dinâmica, isto é, um centro de dados online, que recebe novos drivers constantemente. No teste com o mesmo computador com Windows 10 de 64 bits, SlimDrivers não encontrou nenhum driver pendente de atualização.

  • drivermax-vs-slimdrivers-2


Download e atualização

  • DriverMax: O Programa conta com uma versão grátis e outra PRO. A versão completa é paga e permite baixar em segundo plano e atualizar os drivers em um só clique. A versão grátis, no entanto, não realiza downloads em segundo plano e precisa da ação do usuário para baixar e instalar um driver obsoletos. Igualmente, a versão grátis conta com uma limitação no número de downloads: 2 drivers por dia, com um máximo de 10 atualizações mensais. Tanto na versão grátis como na PRO, DriverMax solicita a criação de um ponto de restauração do sistema, garantindo a possibilidade de voltar à um ponto anterior nos excepcionais casos que um driver não é compatível com o sistema. Cabe destacar que DriverMax não atualiza somente drivers existentes no PC, mas também aqueles que faltem.

  • SlimDrivers: O programa permite baixar e instalar manualmente todos os drivers que identifica como desatualizados no PC. Ao contrário de DriverMax, que somente precisa de uns poucos cliques tanto na versão grátis como na PRO, SlimDrivers apresenta o próprio instalador do fabricante do driver, o que exige que o usuário passe por uma série de cliques antes de finalizar a instalação. SlimDrivers também solicita a criação de um ponto de restauração antes de baixar uma atualização de driver.


Interface e usabilidade

  • DriverMax: Na sua versão 9, DriverMax recebeu um novo design que modernizou sua interface. A cores e ícones lhe conferem um aspecto mais moderno e limpo. A usabilidade também foi otimizada, fazendo com que o usuário possa navegar melhor entre as funções do programa.

  • Versão gratuita

    Baixar
  • SlimDrivers: A navegação entre as opções do programa é simples, o que faz com que o programa seja fácil de utilizar. No entanto, SlimDrivers tem uma interface antiquada, com ícones pouco atuais.


Funções extras

  • DriverMax: A ferramenta ofrece 2 opções de backup (de todo o sistema ou de drivers específicos) e 4 de restauração (restauração do sistema, restauração via backup, reversão de drivers e restauração mediante a instalação de drivers baixados anteriormente). Igualmente, permite bloquear drivers que não queremos atualizar para que o programa não continue propondo atualizações. DriverMax permite programar a análise do computador e selecionar entre 8 idiomas distintos, entre eles, português, espanhol e inglês.

  • SlimDrivers: el programa permite crear una copia de seguridad de todos los drivers del PC y restaurar a partir de la copia de seguridad o mediante la restauración del sistema. SlimDrivers también permite programar el análisis del sistema y está disponible solamente en inglés.


Preço

  • DriverMax: Como comentado, o programa conta com duas versões. Uma é grátis e a outra, a versão PRO, pode ser adquirira em 4 modalidades: subscrição de 1 mês, 1 ano, 2 anos ou licença vitalícia. O preço veria segundo a modalidade desejada.

  • SlimDrivers: O programa é completamente grátis. No entanto, seu “irmão mais velho”, DriverUpdate, que oferece atualizações automáticas, está à venda com licenças vitalícias válidas para 1, 3, 5, 10 e 25 computadores. O preço muda conforme a quantidade de PCs selecionada.


Conclusão

Ambas ferramentas oferecem opções parecidas, mas DriverMax se destaca especialmente por ser capaz de encontrar mais drivers que SlimDrivers, aspecto muito importante para escolher um programa para atualizar drivers. Outro ponto a favor de DriverMax é o fato de que esteja disponível em português. O que você acha, qual é seu favorito?

Também pode lhe interessar:

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

DriverMax

DriverMax

  • Mantém os drivers do PC sempre atualizados
  • Últimas versões de mais de 200.000 drivers
  • Atualização fácil e automatizada de drivers

Versão gratuita

Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre DriverMax

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado.