Análise comparativa de softwares para instalação de drivers

Quando o problema são drivers desatualizados que deixam o computador mais lento, a solução é fácil: baixar um software que atualize múltiplos drivers. A vantagem de usar esse tipo de ferramenta, invés de buscar cada driver manualmente, é que simplifica muito a tarefa. Além disso, cabe destacar que os programas para a atualização de drivers identificam automaticamente quantos e quais drivers é preciso atualizar. DriverMax e Driver Easy são duas soluções que permitem analisar o computador, detectar os drivers desfasados e baixar vários drivers ao mesmo tempo. Mas qual dos dois é melhor? Analisamos ambos programas para descobrir as suas diferenças e encontrar a melhor solução para a análise e atualização de drivers obsoletos.

Download e instalação

Tanto Driver Easy quanto DriverMax têm a versão gratuita disponível para download no seu site oficial. Ambos têm um processo de instalação rápido e simples. Além disso, não instalar nenhum programa ou ferramenta adicional junto com o software, costume bastante intrusiva que algumas empresas praticam.

Interface

A interface do DriverMax foi atualizada recentemente e agora é muito moderno, minimalista e com cores contrastantes. No entanto, o que realmente destaca é a navegação muito simples. O programa agora é muito mais fácil de usar, realmente intuitivo. Só é preciso navegar nas diferentes opções do menu superior.

Interface DriverMax

Em troca, Driver Easy é esteticamente um pouco menos agradável. O programa concentra a navegação no menu lateral e há algumas opções que estão um pouco escondidas. Não obstante, também não é preciso ser um gênio para usá-lo. Com navegar um pouco na interface e se familiarizar com a posição dos menus e botões é suficiente. Para acessar algumas opções é preciso executar dois ou três passos prévios porque estão ocultas na interface principal. É menos intuitivo e visual, sem chegar a ser difícil de usar.

Interface Driver Easy

Backup

Ambos programas permitem fazer um backup dos drivers, recurso utilizado por muitos usuários antes de realizar algumas atualizações. No entanto, Driver Easy só permite criar um arquivo com o backup dos drivers que você selecionar, enquanto o DriverMax também tem a opção de criar um ponto de restauração do sistema. DriverMax cria os pontos de restauração e os salva no Windows, com um backup completo que inclui os drivers e as configurações.

Restauração

Como se restaura um driver a partir do seu backup?

Restauracion Driver Easy

No Driver Easy, simplesmente é preciso buscar no computador o arquivo do backup que queira restaurar.


Restauracion DriverMax

No DriverMax, há muitas alternativas. Por exemplo, também é possível restaurar das seguintes formas:

  • A partir de um ponto de restauração do sistema
  • A partir de um backup criado anteriormente
  • Mediante uma reversão de drivers
  • Usando um driver baixado anteriormente
 
Tempo da análise

DriverMax e Driver Easy oferecem na sua tela inicial a opção de fazer uma análise do computador em busca de drivers obsoletos. Fizemos a análise no mesmo momento com os dois programas. DriverMax completou a análise em 13 segundos, enquanto Driver Easy demorou 22 segundos. Portanto, os dois programas executam as análises rapidamente, mas DriverMax é um pouquinho mais rápido.

Tempo de download

Qual software faz o donwload mais rapidamente? Quanto demora em instalar os drivers?

A versão grátis do Driver Easy só deixa baixar os drivers individualmente (selecionando e baixando de um em um). Em troca, a versão grátis do DriverMax permite selecionar, baixar e instalar dois drivers por dia sem necessidade de fazer o processo um a um.

Outro aspecto importante que diferencia os dois programas é a velocidade de download.

 DriverEasyDriverMax
Download de 1 driver8 minutos e 12 segundos4 segundos
Aceitação da licença, criação de um ponto de restauração e instalação de 1 driverNão foi possível realizar, os downloads saíam com mensagem de erro1 minuto e 30 segundos
 

*A versão grátis de Driver Easy não tem a opção de criar um ponto de restauração. Para usar este recurso, o programa sugere comprar uma licença da versão completa.

Finalmente, também é importante dizer que Driver Easy não chegou a baixar os drivers que precisava, mostrando sempre uma mensagem de erro no download depois de mais de oito minutos.

problema download driver easy

Conclusões

Driver Easy não detectou um driver que estava desatualizado e foi detectado pelo DriverMax. Além disso, a tarefa principal que é baixar e atualizar os drivers não foi possível realizar depois de quatro tentativas. Outro ponto positivo para o DriverMax é que a versão em português está bem traduzida e 100% em português. No Driver Easy encontramos algumas telas e frases nas quais o texto ainda estava em inglês.

Resumindo as principais diferenças:

 
 Driver EasyDriverMax
Download e instalaçãoFácilFácil
InterfaceBoa, mas um pouco menos intuitivaMás moderna y sencilla
BackupSalva os arquivosSalva os arquivosCria um ponto de restauração
RestauraçãoA partir do arquivo de backupA partir de um ponto de restauração do sistemaA partir de um backup criado anteriormenteAtravés de uma reversão de driversUtilizando um driver baixado anteriormente
Tempo de análiseRápido: 22 segundosRápido: 13 segundos
Tempo de download8 minutos e 12 segundos, sem chegar a completar o download1 minuto e 34 segundos (todo o proceso)
Tradução ao portuguêsAlgumas frases estão em inglês100% em português
 

En definitiva, si está buscando un programa eficaz y fácil de usar, DriverMax es una muy buena solución. Si Driver Easy hubiera logrado descargar el driver que necesitaba, hubiera ganado puntos. No obstante, el programa sigue teniendo menos recursos y siendo más lento que DriverMax.

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

DriverMax

DriverMax

  • Mantém os drivers do PC sempre atualizados
  • Últimas versões de mais de 200.000 drivers
  • Atualização fácil e automatizada de drivers

Versão gratuita

Baixar

/ Escrito por Victoria Rodriguez sobre DriverMax

Seguir @vicvictoriar

Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado.