O que é o chipset do PC?

O chipset é um conjunto de circuitos integrados que forma parte da placa mãe de um computador. O chipset é responsável por limitar a memória RAM máxima que pode ter uma placa-mãe, o tipo de memória que pode ser usada, a frequência do processador e o padrão de discos rígidos aceitos. Em definitiva, é um elemento fundamental do seu computador.

O que é o chipset do PC

Para que o seu computador funcione com máximo rendimento, o chipset vem com um driver. O driver nada mais é que um software com informação específica de um hardware (neste caso, o chipset) que faz que o sistema operacional seja compatível e possa se comunicar com essa peça de hardware.

É possível que você precise buscar e instalar os drivers do chipset, por exemplo, depois de instalar um novo sistema operacional no seu computador. Há drivers dedicados a determinadas partes do circuito do chipset, por exemplo, os gráficos. Atualizar os drivers é uma boa medida para aproveitar ao máximo o rendimento do seu computador.

Atualizar drivers do chipset do PC

Como os drivers são softwares que possibilitam que hardware interno ou um dispositivo conectado o computador funcione corretamente, estes são atualizados constantemente e muitas vezes não conseguimos mantê-los todos atualizados de forma manual. Por isso, contar como um programa como o DriverMax, que permite baixar e atualizar os drivers de forma automática, é uma excelente forma de economizar tempo. Além disso, é a forma mais segura, já que o DriverMax conta com uma tecnologia de autoaprendizagem online que garante que somente as versões mais apropriadas e recentes sejam instaladas no sistema do usuário. Uma das vantagens de utilizar uma ferramenta como o DriverMax é que o programa fará todo o trabalho por você em poucos segundos e manterá cada driver do PC atualizado. Abaixo, apresento um passo a passo para realizar a instalação/atualização do driver do chipset com o DriverMax: 

  1. Comece baixando o DriverMax no botão abaixo e instalando o programa em seu PC.

  2. Versão gratuita

    Baixar
  3. Inicie o DriverMax e clique em "Analisar drivers agora". Aguarde enquanto o DriverMax analise cada driver de seu computador para encontrar o driver do chipset que você deseja instalar/atualizar.

  4. Atualizar driver de chipset com DriverMax

  5. Veja a lista de drivers encontrados. Mova a lista para baixo até que você encontre o driver do chipset que você deseja instalar/atualizar e selecione o driver.

  6. A seguir, clique em "Baixar e instalar" para começar o download do driver do chipset. Marque a opção "Aceito" na janela que se abre solicitando a aceitação dos termos do fabricante do driver.

  7. Depois do download, o DriverMax iniciará a instalação automaticamente. Basta esperar que a instalação do driver do chipset seja finalizada.

  8. Pronto! Instalar ou atualizar o driver do chipset com o DriverMax é muito fácil.

O DriverMax está disponível em uma versão gratuita e uma versão PRO. Entre as principais diferenças entre ambas, destaca-se o fato de que a versão gratuita possui um limite de 2 atualizações diárias, com um máximo de 10 drivers por mês.

Quer saber mais sobre outros tipos de drivers e como atualizá-los? Veja também:

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

DriverMax

DriverMax

  • Mantém os drivers do PC sempre atualizados
  • Últimas versões de mais de 200.000 drivers
  • Atualização fácil e automatizada de drivers

Versão gratuita

Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre DriverMax

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

  • Rafael

    Muito obrigado pela dica

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.