O que é o driver de monitor?

O monitor ou os monitores que você utiliza no seu computador são dispositivos que podem ser externos ou estar integrados (como é o caso de um notebook). Trata-se de um dispositivo de saída, que mostra dados ou informações ao usuário de um computador. Se o monitor é touchscreen, ou seja, a tela é táctil, também é considerado um dispositivo de entrada de dados pois permite a inserção de ordens no sistema.

Atualizar driver de monitor do PC

Como todo dispositivo de hardware, o monitor do seu computador vem com um ou mais drivers que permitem o seu correto funcionamento no PC. O driver nada mais é que um software que facilita que o hardware se comunique e entenda as ordens do resto do sistema. Ou seja, o driver é um programa que “controla” o correto funcionamento do hardware, nesse caso o monitor ou tela do computador.

Por diversos motivos, os fabricantes de monitores costumam divulgar atualizações nos hardwares para os seus dispositivos. As atualizações desses drivers servem principalmente para arrumar erros ou bugs de versões anteriores, adicionar novos recursos ou melhorar a performance do dispositivo. Atualizar os drivers de qualquer dispositivo é uma boa medida para mantê-lo funcionando sempre com a sua máxima capacidade de rendimento.

Como atualizar o driver de monitor?

Ao manter os drivers do PC atualizados, o usuário pode resolver problemas de lentidão ou mau funcionamento do Windows. No entanto, mantê-los atualizados manualmente não é uma tarefa fácil, já que exige um pouco de conhecimento técnico, além de tempo para estar buscando e testando cada versão. Por isso existem ferramentas como o DriverMax , que permite atualizar os drivers facilmente, somente com um clique. O programa testa e corrige automaticamente cada novo driver instalado no PC e assim garante que os drivers estarão sempre atualizados com a versão mais adequada ao sistema. Abaixo apresento um passo a passo para usar o DriverMax para instalar/atualizar um driver de monitor, mas os passos são os mesmos para qualquer tipo de driver.

  1. Primeiro, baixe e instale o DriverMax em seu computador.

  2. Versão gratuita

    Baixar
  3. Inicie o DriverMax e vá ao botão que diz "Analisar drivers agora". Clique no botão e espere que DriverMax analise cada driver de seu PC para identificar o driver de monitor inexistente ou que precise de uma atualização.

  4. Atualizar driver de monitor com DriverMax

  5. Após a análise, abra a lista de drivers encontrados. Busque na lista até que você localize o driver de monitor. Marque este driver.

  6. Na lista de drivers encontradas busque o driver de monitor. Selecione-o.

  7. Antes de fazer o download, o DriverMax criará um ponto de restauração do sistema como medida de segurança e depois baixará o driver. Quando o download do driver selecionado finalizar, o DriverMax iniciará a instalação do mesmo. Espere até que a instalação do driver de monitor se complete.

  8. Fácil, não é? Aproveite o seu driver atualizado! :)

O DriverMax conta com uma versão gratuita e uma versão PRO. Veja as diferenças aqui. Se quiser conhecer mais sobre os tipos de drivers existentes, leia também:

Gostou do artigo? Ficou alguma dúvida ou gostaria de fazer uma sugestão? Deixe seu comentário abaixo.

DriverMax

DriverMax

  • Mantém os drivers do PC sempre atualizados
  • Últimas versões de mais de 200.000 drivers
  • Atualização fácil e automatizada de drivers

Versão gratuita

Baixar

/ Escrito por Rafa Dias sobre DriverMax

Seguir @rafadiasbcn

Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado.